quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ora aqui está o texto dos meninos da D.R.E.A.M. para o ODM Campus Challenge


«A ideia não é mostrar-vos uma imagem de seres humanos em privações quer de bens alimentares ou materiais. A ideia não é vir dizer-vos os números alarmantes sobre a pobreza mundial. A ideia também não é pedir-vos um brinquedo, um livro ou um euro.
A nossa ideia é simples: é só pôr-vos a pensar... Já pensaram que podem de formas simples contribuir para que este flagelo mundial não piore? Comprar menos nos saldos; jantar menos vezes fora; gastar menos de forma supérflua. São formas simples que temos para pôr em prática um pensamento mais activo e preocupado.
A pobreza extrema é o maior problema mundial. Não queremos que se sintam culpados ou de consciência pesada, queremos antes que sintam que há alguém que merece o vosso pensamento - só isso.
Um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio é "reduzir para metade a pobreza extrema e a fome". Pensem que 2015 está quase aí. Pensem nestas pessoas, que isso já é um começo.»
(texto da equipa D.R.E.A.M. para o ODM Campus Challenge.)
(cliquem em cima do texto para irem ao blogue desta equipa de sonho)


Em nome do meu blogue, quero dizer umas coisinhas (esta é a altura do post, que fecham a janela do browser ou adormecem): antes de mais obrigada, por terem escolhido o Este blogue precisa de um nome para a publicação do texto e dizer que tive o maior gosto em aceder ao pedido do Xavier. Este texto voltará a este blogue as vezes que forem precisas até pormos todos a pensar :) E vou dizer-vos aquilo que digo sempre que sou abordada por um Bombeiro a pedir ajuda nos semáforos (sim, os Bombeiros em Portugal pedem "esmola" nos semáforos, uma vergonha!): Obrigada! (e faço-o sempre com os olhos rasos de água, tal como estou agora). Obrigada!

4 comentários:

Só Sedas disse...

Eu só não percebi como é que comprar menos nos saldos ou jantar menos vezes fora ajuda a combater a pobreza. É mais por uma questão de solidariedade não? Porque a pobreza vai continuar a existir sempre.

De qualquer modo, parabéns pela iniciativa!

D.R.E.A.M. disse...

A pobreza vai existir sempre, mas o que defendemos é uma atitude mais preocupada, menos centrada em
nós próprios, e em que reflictamos acerca do mundo que nos rodeia. Desta forma encontraremos, com certeza, formas de ajudar a minimizar este e outros flagelos.

Um grande obrigado à Rita por ter recebido tão bem o nosso pedido e ter aderido à iniciativa!


Obrigado a quem daqui parte com um pensamento mais preocupado e consciente do mundo em que vive.

Espalhem a iniciativa!

Joy disse...

Só sedas: a parte dos saldos eu sei que é porque a maioria das coisas que compramos são feitas por pessoas que estão a ser exploradas, pelo que se num movimento de protesto deixarmos de comprar, as empresas deixarão de explorar as pessoas (pelo menos é o que se pretende)... A parte de jantar fora já não compreendo muito bem :s

Rita: Acho muito importante que apoies estas iniciativas :D Foi um gesto muito carinhoso e importante da tua parte, parabéns pelo blog :)

Só Sedas disse...

Obrigada à D.R.E.A.M. pela explicação, então smepre tinha algo a ver com a solidariedade e a toma de consciência.

Para a Joy, percebo o que dizes e também pensei nisso mas as pessoas que trabalham para essas marcas são exploradas sempre, não é pela roupa estar em saldos que os exploram mais. Se no geral comprássemos mais conscienzudamente e não aceitássemos qualquer coisa barata que nos oferecem só por ser barata, ai sim, acho que seria um modo de protesto.